Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Há mais uma estrela no céu a brilhar . . .

. . . e essa estrela ainda não devia brilhar no céu. Devia continuar a brilhar aqui, como sempre !

Essa estrela é a minha avó . . . Que nos deixou hoje à 1h30 da manhã . . .

E isto é tudo tão surreal ! Tão injusto ! Tão rápido ! À menos de uma semana os meus pais estiveram com ela  e estava tudo bem. A minha mãe até a achou muito serena, tendo em conta que o meu avô estava no hospital . . . E assim foi . . . O meu avô tem problemas de saúde graves e andamos sempre preocupados com ele. E a quantidade de vezes que ele já foi para o hospital . . . Já lhe perdi a conta. Mas a minha avó nunca tinha ido . . . E a primeira foi também a última . . . Se ela por cá ficasse ia ficar muito debilitada uma vez que tinha a parte esquerda paralisada devido ao AVC que sofreu . . . E isso seria péssimo uma vez que a minha avó é (recuso-me a escrever no passado) uma pessoa muito activa. Mas ao mesmo tempo . . . Meu Deus, no espaço de uma semana ela teve o AVC e foi-se embora. Citando outra vez a minha mãe : "Ela é era muito despachada e até nisto foi. " Mas dói tanto. Saber (ou ficar para sempre na incerteza, que é o mais certo) que ela estava ao telefone comigo quando teve o AVC e eu não me apercebi . . . Saber que morreu sozinha . . .

Ainda estou em negação . . . E é péssimo estar na casa deles sem eles. Olhar para todo o lado e só vejo coisas que me lembram a minha avó. Ouvir coisas e esperar ouvir os comentários dela. Estar aqui à espera dela. Estranhar não a ter à mesa. TUDO ! Isto não é real ! É um pesadelo ! CAIU-ME TUDO ! O meu Mundo desabou . . . E ainda estou preocupada e muito com o meu avô . . . Tenho medo da reacção dele . . . Do que ele possa fazer . . . Ver o meu avô chorar, o meu pai, os meus tios, tantas outras pessoas da minha família . . . Deitou-me abaixo !

Mas, ao mesmo tempo pude ver que imensas pessoas fizeram questão de hoje prestar uma homenagem à minha avó. E só dizer coisas boas dela. Acho que é impossível dizer o contrário ! E muitas pessoas que eu não conhecia e pareciam conhecer tão bem a minha avó pediram-me para ter coragem . . .

E as sms fantásticas e chamadas reconfortantes que recebi dos meus amigos ? No meio disto as palavras proferidas ou escritas representaram o MUNDO ! ! ! Mesmo ! ! ! E ainda houve o cuidado de um primo e de um amigo que pediram aos pais para falar comigo por tlm e me pediram muita força e outro que pediu que me dessem um beijinho de força . . . Símbolos tão pequenos mas que hoje representaram TUDO ! ! ! TUDO MESMO ! ! ! Palavras , gestos, atenções, mimos hoje foram MUITO IMPORTANTES ! ! ! Mas eu trocava isto TUDO e MUITO mais para ter a minha avó de volta ! ! ! Apesar de eu ainda não ter caído em mim que ela não está aqui . . .

E, agora há uma preocupação : o meu avô. O meu avô é uma pessoa muito sensível e muito débil em termos de saúde. E não vai puder voltar para casa dele. Vai para um lar porque ele era muito dependente essencialmente devido a problemas de saúde. E se ele não se adapta? Ele nunca esperou enterrar a mulher. Ele (e muitos outros) sempre pensaram que ele iria primeiro . . . E se eu acho que o meu Mundo desmoronou nem quero imaginar aquilo pelo que ele está a passar. Ele que perdeu a sua companheira de mais de 50 anos de vida em comum . . .

Avó, estejas onde estiveres JAMAIS te irei esquecer. Eu e tantos outros que hoje te prestaram uma homenagem. Sem dúvida alguma tu marcaste MUITAS pessoas e OBRIGADA por ser uma delas ! Quero agradecer-te a HONRA QUE É SER TUA NETA ! AMO-TE !


4 comentários:

  1. Sinto muito pela tua perda. Só te posso dizer que os meus avós paternos partiram há alguns anos mas vivem dentro do meu coração. Sempre! Acabei de entregar a minha tese e a primeira pessoa a quem a dediquei foi ao meu avô, a pessoa que mais me ensinou na vida! Muita força!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!Tenho medo que agora o meu avô também parta brevemente...
    Ontem na missa tive uma ideia semelhante à tua em relação à minha avó...=)
    *

    ResponderExcluir
  3. Conheci hoje o teu blog e ao ler este texto, Revi.me completamente. Foi exatamente o q aconteceu com a minha avó. Pessoa cheia de energia para dar e vender, qd vai ao hospital já n sai de lá :(. O meu avô sempre com problemas saúde e que se pensou sempre q ia primeiro foi o resistente. Estas perdas custam, deixam sempre um vazio nas nossas vidas, mas o tempo ajuda a sarar e a restar apenas a saudade. Bjinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as histórias são iguais! Sinto mesmo muitas saudades dela. Até mesmo dele que parti ainda este ano...
      Espero que tenhas gostado do blog.

      Excluir