Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

« Vidas Entrelaçadas »

Depois de começar a ler, parar, retomar, parar novamente e retomar decidi que à terceira é de vez e que não começava a ler um livro sem antes terminar este :


Não é que a história não fosse interessante ou que não me estivesse a cativar. O que eu acho que aconteceu foi que as histórias dos outros livros me cativaram mais que a história deste.

A história deste livro tem a seguinte sinopse :

Vivien, uma rapariga sensível que gosta de ler, vive perto de Marylebone Road. Sempre aí viveu com os pais, um casal de refugiados tímidos que a isolaram do mundo. Até que, certa manhã, aparece um tio glamoroso, vestindo um elegante fato de mohair, com um relógio de diamantes no pulso e de braço dado com uma rapariga com chapéu de pele de leopardo. Porque será que o tio Sándor é tão mal recebido na casa dos pais? 
Este é um romance acerca de sobrevivência - banal e heróica - e sobre uma jovem mulher que descobre as complicações, até mesmo as traições, que inevitavelmente acompanham o feroz desejo de viver. Abrangendo o panorama londrino dos anos 50 até ao presente, Vidas Entrelaçadas é um romance cheio de sabedoria e ternura acerca das roupas que optamos por usar, das personalidades que encarnamos ao vesti-las e de como essas roupas nos definem."


A parte em que este livro "deixou" que os outros livros me cativassem mais foi quando a protagonista começa a trabalhar para o tio. O trabalho consiste em ouvir o tio contar-lhe a sua vida e ela grava esses relatos para mais tarde passá-los para texto com o intuito de o mesmo dar origem a um livro onde o tio poderá repor a verdade dos factos. E isto ocorre durante vários dias, semanas até e por isso ocupa muitas páginas do livro e eu comecei a achar um pouco maçante.

O mais interessante para mim foi a apresentação do tal tio da protagonista como um vilão, um homem que fez muito mal a várias pessoas e que por isso esteve preso e está de relações cortadas com o seu irmão.Durante todo o livro o mistério em volta daquilo que ele terá feito e que originou essas consequências não é logo desvendado e, leva o leitor a acreditarr que o tio não é um vilão assim tão grande como querem fazer passar mas achamos isso e ao mesmo tempo ainda não sabemos o que ele realmente fez...


Nenhum comentário:

Postar um comentário