Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Silêncio! Vamos gravar... Som! Câmara! Acção! #37

Um filme ao qual não dei importância nenhuma... Mesmo quando foi nomeado para os Óscares pensei:"Este não vou ver. Não me cativa..." E eis que ganha o Óscar para melhor filme! Fiquei muito surpreendida! Pensei em vê-lo mas, nunca mais me lembrei dele.

À umas semanas, uma colega minha comprou e disse que mo emprestava. E eu pensei:"Olha, que engraçado. Eu a pensar vê-lo e acaba por me vir parar às mãos e vou vê-lo mais rápido do que pensei!". Lembrava-me que na altura tinha lido que o filme era grande então «inspirei fundo» e estabeleci uma deadline mental para mim para devolver o filme não muito tempo depois de mo terem emprestado.

Afinal, as 3 horas não foram assim tão longas! É verdade que comecei a ver o filme num dispositivo e a certa altura tive que mudar para outro (fazendo uma pausa forçada) mas, confesso que estava à espera que me custasse a ver o filme. Mas, nada disso! Tranquilamente vi as 3 horas de filme.

Também já sabia ao que ia. A nível de tema já sabia qual era e exactamente por isso não estava à espera que ganhasse o Óscar e também por isso sabia que não seria um filme que me interessasse por aí além. Mas, até gostei de ver o filme. Apesar de ser assustador (spoiler alert) o número de casos em que membros da Igreja estão envolvidos negativamente!!!

Este filme, foi para mim, uma surpresa positiva. Não esperava gostar dele devido aos meus gostos. Mas, tendo em conta que ganhou um Óscar tinha-o em boa consideração. E não desiludiu. Sim senhor! É disto que eu gosto!

Uma coisa que gosto e que me envolveu com o filme foi o ambiente do jornal onde os protagonistas trabalhavam. Aquela pesquisa, descoberta, procura pela verdade. Quase como polícias. Fazendo contactos, entrevistando pessoas, etc.. Gosto disso!

Inicialmente, lembro-me de ter estado a ver o filme e não me conseguir localizar temporalmente mas, depois cheguei lá. E esse é o único aspecto no meio de tudo que eu tenho para apontar. E mesmo assim é um aspecto forçado para apontar!

Desse lado quem também já viu o filme?


Spotlight

Sinopse:

"A equipa “Spotlight” do jornal “Boston Globe” era formada por um conceituado grupo de jornalistas de investigação. Em finais de 2001, vêem-se a braços com um caso em que vários padres da Igreja Católica são acusados de abusos sexuais a crianças da comunidade. Ao investigarem a fundo, dão-se conta de décadas de encobrimento que envolve os mais altos níveis das instituições da cidade de Boston, seja a nível religioso ou mesmo político. Decididos a mostrar a verdade e a levar os responsáveis a tribunal, a equipa de jornalistas empenha-se em encontrar provas irrefutáveis. Para isso, entrevista vítimas, procura dados de arquivo e contrapõe testemunhos ao mesmo tempo que se vê obrigada a fazer frente ao sigilo da instituição eclesiástica. Este caso de pedofilia, que chegou às primeiras páginas dos jornais de todo o Mundo, abalou profundamente a Igreja Católica. Desde então, vários casos similares foram tornados públicos, muitas vítimas contaram as suas histórias e muitos padres foram condenados. Com esta investigação, o jornal “Boston Globe” venceu o Prémio Pulitzer por serviço público."

Nenhum comentário:

Postar um comentário