Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Leituras de 2018 #4

Pousei os olhos neste livro, há muitos anos na FNAC.

Lembro-me que foi a beleza e simplicidade da capa que em primeira instância captaram a minha atenção mas, assim que li  a sinopse do livro questionei-me:"Como é que nunca pensei nisto?".

Por detrás de actuações de piano (ou outros instrumentos), ginástica, equitação, natação, etc. levadas a cabo por crianças quantas delas escondem uma realidade que não nos passa pela cabeça? Não nos passa pela cabeça porque não era suposto porque são tão más que até é dificíl de acreditar que existem.

Mas, existem. E não escolhem extractos sociais, por exemplo. E é talvez isso que choca mais nesta história... Estamos perante uma família de 4 pessoas (um casal e 2 filhas) sendo que o pai, o único ganha-pão da família, é engenheiro e possui posições de prestígio nas empresas por onde vai trabalhando e por isso mesmo é respeitado.

É preciso ter presente que esta é uma história verídica. E que, provavelmente por isso mesmo, é mais dura de ler! E talvez por isso mesmo é viciante a sua leitura. Eu não queria parar porque queria saber como é que a Céline ia lidando com cada obstáculo que lhe foi aparecendo. E tenho-vos a dizer que lidou muito bem! Afinal de contas, temos um livro sobre a sua experiência lançado e traduzido em outras línguas (a Céline é francesa).


Concluindo: gostei do livro. Fez-me abrir horizontes e pensar em alguns aspectos que nunca tinha pensado e conhecer outras realidades.
Existem partes duras e violentas e que me deixaram incrédula como é que um pai faz isto a uma filha. E pior de tudo: a postura que tem depois disso tudo.
Sem dúvida, um livro que recomendo porque nos devemos lembrar que tudo o que é demais é um exagero!
Podem ler aqui a sinopse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário